Conteúdo
- O que é ROMI?
- Por que o ROMI é importante?
- Como calcular o ROMI?
- ROMI, ROI e ROAS: qual é a diferença?
O que é ROMI?
ROMI, ou retorno sobre investimento em marketing, é uma métrica chave que demonstra quanto de receita uma empresa gerou como resultado dos investimentos em marketing. Este indicador pode ser calculado tanto para todos os gastos de marketing da empresa quanto para ações ou produtos específicos. É importante que tanto a receita quanto as despesas sejam consideradas apenas nas áreas ou produtos para os quais o cálculo do ROMI está sendo realizado.
A fórmula para calcular o ROMI é a seguinte: ROMI = (Receita de marketing – Despesas de marketing) / Despesas de marketing * 100%. Para que os investimentos em marketing sejam eficazes, o ROMI deve ser positivo. Se esse indicador estiver abaixo de 0%, isso significa que os custos de promoção superam as receitas, resultando em um lucro negativo com marketing.
Alguns especialistas afirmam que o ROMI deve ser superior a 100%, o que implica que para cada real investido, a empresa deve obter pelo menos 1 real de lucro. Para uma avaliação mais precisa da eficácia dos esforços de marketing, é recomendável monitorar o ROMI ao longo do tempo, o que permite observar as mudanças resultantes de várias campanhas de marketing.
Por que o ROMI é importante?
Calcular o ROMI pode ser útil para avaliar tanto a atividade de marketing geral da empresa quanto para analisar áreas específicas de vendas. Isso permite identificar quão eficaz é a promoção do negócio ou de suas partes individuais. Por exemplo, as mesmas estratégias de marketing podem trazer bons resultados na promoção de certos serviços e não serem rentáveis para outros.
Calcular o ROMI em determinados períodos de tempo ajuda a acompanhar a eficácia do marketing ao longo do tempo, especialmente em condições de mudanças que são difíceis de quantificar. Se o retorno sobre o investimento em publicidade contextual pode ser facilmente calculado, o impacto do rebranding nas receitas da empresa pode ser mais complicado de analisar. Monitorar o ROMI antes e depois do rebranding ajudará a determinar se os esforços justificaram os custos.
Como calcular o ROMI?
Para calcular o ROMI, é necessário saber a receita que o negócio obteve graças às ações de marketing, bem como as despesas relacionadas a essas ações. Vamos considerar um exemplo de cálculo do ROMI para uma loja online de tênis:
- Vendidos 40 pares de calçado a um preço médio de 9000 rublos.
- Receita total do mês: 40 * 9000 = 360000 rublos.
Agora vamos calcular as despesas de marketing para o mês:
- Publicidade direcionada: 30000 rublos.
- Publicidade contextual: 25000 rublos.
- Publicação em publicação online: 10000 rublos.
- Publicidade com influenciador: 50000 rublos.
- Serviço de email marketing: 2000 rublos.
- Salário do profissional de marketing: 43000 rublos.
- Total: 160000 rublos.
Agora, vamos inserir os dados na fórmula: (360000 – 160000) / 160000 * 100% = 125%. Isso significa que os gastos com marketing estão se pagando, trazendo 1 real e 25 centavos de lucro para cada real investido.
ROMI, ROI e ROAS: qual é a diferença?
ROMI, ROI e ROAS são indicadores importantes, no entanto, cada um deles serve a propósitos diferentes. ROI (retorno sobre investimento) reflete o lucro total da empresa de um produto ou área em relação a todos os custos, incluindo não apenas marketing, mas também a compra de materiais, salários, aluguel e outras despesas.
A fórmula para ROI é quase idêntica:
ROI = (Receita Bruta – Despesas) / Despesas * 100%
ROAS (retorno sobre os gastos com publicidade) é usado para cálculos mais específicos, permitindo avaliar a rentabilidade de um canal de publicidade específico. Por exemplo, ele pode ser usado para comparar a eficácia da publicidade direcionada e da publicidade contextual ou campanhas publicitárias individuais.
A fórmula do ROAS é a seguinte:
ROAS = Receitas de publicidade / Despesas com publicidade * 100%
Normalmente, os profissionais de marketing não calculam o ROAS sozinhos, pois esse indicador é exibido automaticamente em sistemas de análise, como Google Analytics e Yandex Metrica. No entanto, o ROMI e o ROI exigem cálculos mais cuidadosos, pois incluem dados de várias fontes.
